
Usado e raro
O mercado de usados, existem modelos de caminhões que são verdadeiras raridades, por dois motivos principais: são modelos com poucas unidades produzidas ou são veículos extremamente eficientes, e obviamente, nenhum proprietário quer se desfazer deles.
O Scania G 380 está se tornando uma das raridades dessa categoria justamente por se enquadrar na segunda hipótese – quem tem não quer vender. O caminhão é um modelo intermediário entre as cabines P (mais direcionadas às aplicações vocacionais, como construção ou curtas distâncias rodoviárias) e a R (de perfil rodoviário para longas distâncias e que carrega maior nível de sofisticação).
Segundo o gerente de negócios do programa Superzerado da Scania, Irapuã Bezerra, esse é um modelo de entrada da família G, já que possui a menor motorização (380 cv de potência) preferida dos transportadores e que está ficando cada vez mais rara de ser encontrada, já que a indústria de caminhões está priorizando a produção de motores com potências superiores a 400 cv. “O G 380 é um caminhão que todo concessionário gostaria de ter disponível para venda. É muito procurado, mas quem tem não quer vender”, afirma o responsável pelo programa da Scania que revende veículos usados.