
DAF e Foton mantêm planos, apesar da queda das vendas
As vendas de caminhões caíram 13,6% entre janeiro e julho deste ano, para 77 mil unidades. A retração, no entanto, não abalou os planos de duas entrantes do mercado nacional, a holandesa DAF e a chinesa Foton. As companhias, que participam do Congresso e ExpoFenabrave, que acontece em Curitiba (PR), pretendem seguir com a estratégia de negócios para o mercado nacional.
O presidente da DAF, Marco Antonio Dávila, conta que a única mudança na programação aconteceu no ritmo da fábrica da companhia em Ponta Grossa (PR), inaugurada em outubro de 2013 após investimento de US$ 320 milhões. A unidade produzirá 600 caminhões este ano, volume 10% menor do que o esperado inicialmente. Ainda assim, a redução deve ser inferior a do mercado brasileiro, que pode cair de 12% a 15% em 2014, segundo o executivo. Com capacidade para montar 10 mil veículos por ano, a fábrica tem produzido por enquanto apenas o extrapesado XF. O plano é iniciar a fabricação do semipesado CF em meados de 2015, de acordo com o planejamento feito ainda antes da retração do mercado.